Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

8/2/1954

Faleceu em Castelo de Vide, com 73 anos, o Comandante José Vicente Caldeira do Casal Ribeiro, que foi casado com Alda Branco do Casal Ribeiro. Capitão de Mar e Guerra, com uma importante folha de serviços, possuía a Torre e Espada e outras condecorações.


Com 73 anos de idade, na sua Quinta da Moutosa, em Castelo de Vide, às 8 horas e meia, falecia o Comandante José Vicente Caldeira do Casal Ribeiro, pessoa muito estimada e considerada.

Filho do segundo matrimónio de Carlos José Caldeira, era casado com Alda Branco do Casal Ribeiro, de quem houvera dois filhos, Alda Branco do Casal Ribeiro, então já falecida, e o médico veterinário Dr. José Vicente Branco do Casal Ribeiro.

Competente Oficial de Marinha, com uma esplêndida carreira e uma importante folha de serviços como marinheiro, distinguiu-se na navegação, na administração, na Guerra 1914/1918, no trabalho de defesa do Porto de Lisboa, na rocegagem de minas, etc. Foi Governador dos distritos do Congo e Zaire, chefe dos Serviços de Marinha na Guiné e do Departamento Marítimo de Luanda, bem como Capitão dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

Possuía a Torre e Espada, e as Ordens da Coroa da Bélgica e de São Gregório Magno, e outros louvores.

Nos períodos de descanso era para Castelo de Vide que vinha, ocupando-se na actividade agrícola, e aqui enriquecendo o convívio local com a nobreza e a bonomia do seu carácter. À sua rija têmpera de marinheiro se aliava uma particular bondade e afabilidade no relacionamento com toda a gente.

Depois de se reformar, fixara-se definitivamente em Castelo de Vide, onde teve parte activa na vida do Município, exercendo à data do seu falecimento os cargos de Director da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Castelo de Vide e de Presidente da Assembleia Geral do Grémio da Lavoura.

Elevado número de pessoas tomou parte no seu funeral, com a presença e a representação de entidades oficiais, sendo as condecorações do finado conduzidas pelo neto, Carlos José Caldeira do Casal Ribeiro, e o chapéu e a espada pelo Tenente Manuel Canhão Fernandes. No cemitério, Luís Moita cumpriu a simbólica cerimónia de fechar a urna.


« voltar à página anterior