Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

14/7/1817

Deixa o comando do 1.º Regimento de Cavalaria do Rio de Janeiro o ilustre castelovidense Francisco de Paula Maggessi que já então atingira o alto posto de Marechal de Campo, sendo nomeado Capitão-General e Governador da Capitania de Mato Grosso.


Ficou no Brasil, mas manteve sempre correspondência com os seus amigos de Portugal. Existem várias cartas para o seu grande amigo de Elvas, Dr. Francisco de Paula de Sequeira Barreto, filho de João António de Sequeira, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real e Capitão de Ordenanças, neto de João Sequeira Coelho e de D. Guiomar Madeira, ele de Castelo de Vide e ela de Elvas.

O Dr. Barreto era irmão de Vicente Ferrer de Sequeira, a quem o celebrado árcade António Dinis da Cruz e Silva, que fora Juiz de Fora da vila, se refere no seu poema herói-cómico “Hyssope”, escrito em Elvas, desta maneira:

“O primeiro que entrou na sala
Foi o moço Sequeira, que ombreando
C’o pai sagaz na usura e na trapaça
Lhe sobreleva muito na avareza”.

Não haviam de gostar do chiste. É possível que Francisco de Paula Maggessi ainda fosse encontrar no Rio o inrrequieto poeta que para ali fora e lá veio a morrer juiz da Relação.


« voltar à página anterior