Início | Personalidades
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Personalidades
Pesquisa geral
Personalidade
 

José Domingos Ruivo Godinho (1838-1895)

O Dr. José Domingos Ruivo Godinho, filho de Joaquim Carrilho Faustino e de Joana Ruivo Godinho, nasceu em 7 de Setembro de 1838 em Póvoa e Meadas.

Frequentou o liceu de Portalegre e formou-se bacharel em direito, na Universidade de Coimbra, no ano de 1863, indo de imediato praticar para Portalegre, com o hábil advogado José da Cunha e Silva, que era também Reitor do Liceu e nele professor de Geografia e História, Retórica e Literatura.

É depois nomeado professor do Liceu Nacional de Castelo Branco, que passou a ser a sua ocupação profissional.

Tomou a peito a defesa dos lavradores de Póvoa e Meadas - seu pai era um deles - na questão levantada em 1866, contra o Duque de Loulé, donatário de grande parte daquelas terras.

Esta sua luta e a daqueles lavradores, e a do seu próprio pai, levaram-nos à prisão. Os que haviam incendiado algumas daquelas terras, como represália à acção violenta do Duque, que os expulsara e lhes partira os arados, vieram a ser, com o Dr. José Godinho e seu pai, criminalmente absolvidos em Castelo de Vide, mas o Duque ganhou a parte civil. 

Sobre esta questão, o Dr. José Ruivo Godinho escreveu, enquanto esteve na prisão, um opúsculo intitulado "A Questão de Póvoa e Meadas", publicado em 1866, numa edição da Imprensa da Universidade de Coimbra. 

Com apenas 56 anos incompletos, faleceu em Maio de 1895.

Diogo Salema Cordeiro

Nota
: Ver também o livro de Jorge Rosa abaixo indicado e o seu texto em http://povoameadas.com.sapo.pt/principal.htm, "História", "Gente da nossa terra".


Bibliografia :
- GODINHO, José Domingos Ruivo - A ordenação no Bispado de Portalegre. In Grémio Alentejano. N.º 6, Coimbra : Imprensa da Universidade, 1861.

- GODINHO, José Domingos Ruivo Godinho - A questão de Povoa e Meadas - Manifesto. Coimbra : Imprensa da Universidade, 1866.

- ROSA, Jorge - Póvoa e Meadas um olhar sobre a sua história. Castelo de Vide : Câmara Municipal de Castelo de Vide, 1997.


« voltar à página anterior
Imagem