Início | Património Integrado
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Património Integrado
Pesquisa geral
Designação
Categoria
  [limpar dados]

Revestimento cerâmico das fachadas do edifício de gaveto da Rua de Olivença, n.º 3 a 9 e da Rua Alexandre Herculano

Categoria: Azulejo
Imóvel: Edifício de gaveto da Rua de Olivença, n.º 3 a 9 e da Rua Alexandre Herculano
Nota Histórica: A fachada principal deste edifício (Rua de Olivença, nº 3-9), construído praticamente de raiz na primeira década do sécuo XX, apresenta um revestimento azulejar com padrão bastante comum, em tons de castanho, característico da Fábrica Roseira (Lisboa, Rua de Santa Apolónia, 1833-1880). O módulo único é formado por uma flor circular, com elementos de ligação verticais e horizontais que definem uma trama recticulada em cujos intervalos se inscreve novo elemento fitomórfico de contorno hexagonail recortado.

Remata a fachada uma barra de um único azulejo, de fundo azul e motivos florais azuis e cremes, rematados por filete inferior e superior geométrico verde e creme.

Anexo a este edifício habitacional a antiga garagem foi remodelada cerca de 1919, num gosto marcadamente Arte Nova e sob projecto do arquitecto Ernst Korrodi. Os azulejos caracterizam apenas a fachada lateral, seccionada por dois arcos de grandes dimensões, que se rasgam imediamente antes da varanda superior aberta por arcadas dóricas.

Em tons de azul, verde, castanho e branco, estes azulejos um padrão geométrico inspirado nos azulejos hispano-mouriscos do século XVI, de origem sevilhana.

Ambos os padrões foram aplicados sem barras ou cercaduras, circunscrevendo-se ao espaço definido pela arquitectura.

Rosário Salema de Carvalho

Referências Bibliográficas:

- OLIVEIRA, Maria Genoveva Moreira - Rota de Arquitectura Korrodi - contributo para a vida e obra do arquitecto (1870-1944). Lisboa : Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2005.



« voltar à página anterior
ImagemImagem