Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

15/11/1899

Filho do Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro e de Orminda Augusta de Almeida Durão Cordeiro, nasceu em Portalegre, na Rua do Mártir, Freguesia de São Lourenço, Alexandre Óscar Durão de Carvalho Cordeiro, neto paterno de João Luís dos Santos Cordeiro e de Teodora do Carmo Carvalho e Sequeira, e materno de Pedro Manuel Durão e de Isabel Cândida de Almeida Durão.


Era no entanto Castelo de Vide que considerava ser a sua terra, onde viveu a sua infância e fez os primeiros estudos.

Seguiu depois para Coimbra onde fez os estudos preparatórios frequentando posteriormente em Lisboa o Instituto Superior de Agronomia, onde em 1936 viria a obter a formatura em Silvicultura.

Dedicando a sua vida à administração da sua casa e especialmente à vida e instituições de Castelo de Vide, onde residia, aqui presidiu alguns anos aos destinos do Município, e ocupando diversos outros cargos administrativos e políticos. Reimpulsionou e dirigiu o Sindicato Agrícola - que depois passou a Grémio da Lavoura -, com outros sócios fundou em 1936 a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Castelo de Vide, e em Agosto de 1932 iniciou, sob a sua direcção, a publicação do quinzenário (mais tarde de periodicidade semanal) "O Castelovidense", 2ª Série.

Casou em 18 de Agosto de 1926 com Maria Luísa Rolo Salema, de quem houve oito filhos.

Gozou de pouca saúde nos últimos anos da sua vida, falecendo em 27 de Abril de 1949, com 49 anos apenas, na cidade de Lisboa, onde por motivos de doença estava em tratamento, sendo sepultado no Cemitério de Castelo de Vide.


« voltar à página anterior