Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

7/7/1808

Completa-se o movimento da véspera contra os franceses. Juntam-se à formatura das tropas entradas no dia anterior os oficiais do 8 de Infantaria que aqui estavam por terem pedido a demissão para não irem servir estrangeiros.


Completa se o movimento da véspera contra os franceses e a favor do Príncipe Regente D. João. Juntam se à formatura das tropas espanholas entradas no dia anterior, para honrarem a bandeira do Regimento de Castelo de Vide, os oficiais do 8 de Infantaria que aqui estavam por terem pedido a demissão para não irem servir estrangeiros.

Comandava-os o bravo Coronel do Regimento, Manuel Pereira Campos, que tanto se havia de notabilizar. Junto à porta dos Paços do Concelho estava o Juiz de Fora, Francisco José Freire Macedo, saindo então a vereação com seu estandarte empunhado pelo Vereador Tomás Xavier Roxo da Mota Fajardo, e entre muitos vivas se dirigiram todos ao Castelo para arvorar a bandeira portuguesa, voltando o cortejo para a Câmara onde se arvorou o seu estandarte que ficou assim até ao dia 10.


« voltar à página anterior