Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

13/10/1955

É solenemente inaugurado o edifício do Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide, edifício que foi designado e passou a ser conhecido por "A Nossa Casa". Situa-se na Rua 5 de Outubro (antiga Rua dos Escudeiros) e nele funcionam ainda hoje diversas actividades. Fora adquirido pela Paróquia e sujeito a obras havia pouco tempo.


O primeiro acto da inauguração consistiu na celebração da Missa na Igreja de Santa Maria da Devesa, Matriz da vila. E às 12 horas, então já frente às novas instalações do Centro Paroquial, é entregue a chave a S. Ex.ª Reverendíssima o Bispo da Diocese, que por sua vez pediu ao Senhor Governador Civil do Distrito para ser ele a proceder à abertura inaugural daquelas novas instalações.

Presidida pelo Prelado da Diocese, deu-se então início, numa das salas do Centro, à sessão solene em que falou em primeiro lugar o Rev. Vigário de Castelo de Vide, a que se seguiu o Governador Civil do Distrito, encerrando a sessão o presidente da mesa.

Da parte da tarde houve sessões para senhoras e raparigas e homens e rapazes. Às senhoras e raparigas falou Maria Bastos Duarte Ferreira, de Lisboa, e aos homens o Dr. Alfredo Lopes Subtil, cabendo a Manuel da Estrela Azevedo falar aos rapazes.

Além de grande número de pessoas da vila e muitas de fora, estiveram presentes ao acto: o Director Escolar de Portalegre, o Juiz da Comarca, o Delegado do Procurador da República, o Presidente, o Vice-Presidente e a Vereação da Câmara Municipal, os Comandantes da Secção da Guarda Fiscal e do Núcleo da Legião Portuguesa, Presidente da Comissão Municipal de Assistência, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, por si e representando a Direcção Clínica do Hospital, o Conservador do Registo Predial, o Notário, o Delegado Escolar, os Chefes das Secretarias da Câmara Municipal, do Tribunal e dos Serviços Municipalizados, representantes do Grémio da Lavoura e da Caixa Agrícola, Tesoureiro da Fazenda Pública, Presidentes das Conferências Vicentinas, representante da Banda Dr. Frederico Laranjo, o Juiz da Confraria do Santíssimo Sacramento e os sacerdotes desta vila, Póvoa e Meadas e São Salvador.

O Centro Paroquial ficou canonicamente erecto por decreto do Bispo da Diocese, de 1 de Setembro de 1956 (Diário do Governo nº 2/2 3ª Série, de 7 de Setembro de 1956).


« voltar à página anterior