Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

13/10/1946

Integrado no programa das comemorações do tricentenário da consagração de Portugal a Nossa Senhora, é solenemente consagrado o Concelho de Castelo de Vide ao Coração Imaculado de Maria.


Pelas 8 horas da manhã foi celebrada missa com comunhão geral na Igreja Matriz, proferindo uma alocução relativa ao acto o Padre José Elvas Póvoa.

Às 11 horas entrava na Igreja de Santa Maria da Devesa o Delegado de S. Ex.ª Revd.ma o Senhor Bispo de Portalegre, o Rev. Cónego Adelino Duarte Semedo.

Com o templo completamente cheio, e ocupando lugares próprios, encontravam-se as autoridades e representantes das forças vivas do concelho. O delegado do prelado da diocese procedeu então à coroação de Nossa Senhora, e em seguida o Presidente da Câmara Municipal leu a Consagração Solene do Concelho ao Imaculado Coração de Maria. As cerimónias continuaram com missa cantada, proferindo o sermão o orador Padre Ferreira da Silva, falando sobre o Portugal missionário e da Virgem.

Às 16 horas iniciou-se a procissão com as imagens das três invocações da Virgem, Nossa Senhora da Alegria, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Fátima, que percorreu as ruas da vila. Conduzia o Sagrado Lenho o Cónego Semedo e pegavam às varas do Pálio o Dr. Raul Marques  Davin, Juiz de Direito da Comarca, Engº Alexandre Durão de Carvalho Cordeiro, Dr. Silvino Vila Nova, Delegado do Procurador da República, Eng. Fernando Perez Durão, Alfredo de Gouvêa Allen e o Dr. Manuel Felix. Além das autoridades do concelho e de muita gente, integravam ainda a procissão as duas bandas locais. No regresso à igreja pregou o Padre José Elvas Póvoa.

Depois da Bênção do Santíssimo, um cortejo acompanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição, da Póvoa e Meadas, até à saída da vila, onde falaram os párocos de Castelo de Vide e da Póvoa e o Presidente da Câmara Municipal.


« voltar à página anterior