Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

25/7/1928

Morre em Lisboa o médico Dr. Aniceto de Oliveira Xavier, natural de Vila de Rei, casado com Maria Severiana Murta e Bello, que há longos anos exercia medicina em Castelo de Vide, residindo na Rua de Santo Amaro.


Natural de Vila de Rei, Beira Baixa, viera ainda novo exercer clínica em Castelo de Vide, onde casou com Maria Severiana Murta e Bello, aqui se fixando com residência na rua de Santo Amaro. Teve duas filhas, Margarida Murta Xavier que casou com o Dr. Domingos Correia de Carvalho, também médico, e Catarina Murta Xavier. O Dr. Oliveira Xavier era filho de Joaquim d'Oliveira Brás e Maria d'Oliveira, e irmão do Bispo D. Mateus de Oliveira Xavier, grande amigo de Castelo de Vide. Gozou sempre gerais simpatias e foi considerado castelovidense ilustre pelos seus dotes de carácter e inteligência invulgar. Além da licenciatura em medicina era bacharel formado em matemática pela Universidade de Coimbra, onde foi aluno laureado.

Da sua activa participação na vida local salienta se a sua autoria do projecto do Teatro Mouzinho da Silveira, inaugurado em 1 de Janeiro de 1901, iniciativa de que foi um dos principais promotores.

Na sua descendência além das suas duas filhas conta-se apenas um neto, Joaquim Aniceto Xavier Correia de Carvalho casado com Luísa Maria Salema de Carvalho Cordeiro Correia de Carvalho e uma bisneta, Maria do Rosário Salema Cordeiro Correia de Carvalho.


« voltar à página anterior