Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

11/6/1937

Com 85 anos, em Lisboa, morre Joaquim Gomes de Sousa Belford, antigo publicista agrário, alto funcionário do Ministério da Agricultura e aposentado no cargo de Director do Comércio Agrícola. Era cunhado do Conselheiro Alfredo Carlos Le Cocq.


Com 85 anos, na sua residência da Calçada da Estrela, em Lisboa, morre Joaquim Gomes de Sousa Belford, antigo publicista agrário, alto funcionário do Ministério da Agricultura e aposentado no cargo de Director do Comércio Agrícola. Foi durante muitos anos presidente da Câmara Municipal de Torres Novas. Vitivinicultor esclarecido, à sua Quinta de Carnaxide o foram buscar mais altas responsabilidades nessa área, e noutras, em que se desempenhou com probidade e competência, como Inspector da Fiscalização dos Vinhos, Inspector-geral dos Produtos Agrícolas, Presidente do Mercado Central da Agricultura, Director Geral do Comércio Agrícola, Presidente do Conselho Fiscal da Bolsa Agrícola, Presidente da Comissão Central de Vinicultura, etc. Em alguns órgãos da imprensa da especialidade desenvolveu meritória acção orientadora da viticultura nacional.

Era cunhado do viticastrense Conselheiro Alfredo Carlos Le Cocq, que foi, além de outros cargos, Director Geral da Agricultura e, como sabemos,  o fundador do Albergue de João José Le Cocq da Misericórdia de Castelo de Vide, e com ele colaborou particularmente nos assuntos que à vinha e ao vinho diziam respeito.


« voltar à página anterior