Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

1/6/1911

São desta data uns novos estatutos do Asilo dos Cegos de Nossa Senhora da Esperança, de Castelo de Vide, elaborados por imposição legislativa do Governo Provisório da república, proclamada a 5 de Outubro do ano anterior.


Foi seu autor o Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro, então presidente da Comissão Administrativa daquela instituição, e foram aprovados em 6 de Fevereiro de 1912. Integravam também a referida Comissão Administrativa João d'Alegria Vidal, secretário, António das Dores Bucho, vogal. Entre outras, previa-se a alteração da denominação da instituição (de carácter religioso) para Asilo Dr. Sequeira Sameiro, numa referência ao nome do seu instituidor. Porém, tais estatutos não chegaram a permanecer em vigor, certamente pela resistência da Instituição, baseada no seu grande prestígio de então, e porque a nova denominação não respeitava as disposições do seu instituidor, e porventura, também o pensamento da população local.

A brochura em que foram publicados inclui uma esclarecida e bem curiosa carta do Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro dirigida ao Governador do distrito. Dada a sua extensão não é possível transcrevê-la aqui.


« voltar à página anterior