Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

29/5/1948

Entra solenemente, como Bispo coadjutor de Portalegre, D. António Ferreira Gomes, Bispo Titular de Rando. Do Gavião, onde chegara na véspera, seguiu para Portalegre, em cortejo, no qual  se integrou com o seu estandarte a Câmara de Castelo de Vide.


Faz a sua entrada solene, como Bispo coadjutor da Diocese de Portalegre, o Senhor D. António Ferreira Gomes, Bispo Titular de Rando.

Do Gavião, onde chegara na véspera para apresentar cumprimentos a D. Domingos Maria Frutuoso, o venerando Bispo de Portalegre, já doente e idoso, D. António Ferreira Gomes seguiu para Portalegre, em cortejo em que, entre muitas outras entidades, se integrou com o seu estandarte a Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Foi imponente a recepção naquela cidade, achando-se o Largo da Sé completamente cheio com as autoridades e gente de toda a diocese, seguindo-se na Sé Catedral um solene "Te Deum".

D. António Ferreira Gomes veio a ser o sucessor de D. Domingos Maria Frutuoso quando da sua morte ocorrida em 6 de Julho de 1949. Mais tarde, depois de uns três anos e meses na diocese de Portalegre, foi elevado a Bispo do Porto. Deixou grande saudade em todos os seus diocesanos e fez obra notável durante o curto espaço de tempo que esteve nesta diocese.


« voltar à página anterior