Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

26/5/1919

Com 58 anos, morre em Castelo de Vide, na Carreira de Baixo, o Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro. Sobreviveu-lhe sua mulher, Orminda Augusta d'Almeida Durão de Carvalho Cordeiro. Formado em direito, exerceu vários cargos públicos e a advocacia.


Morre em Castelo de Vide, com 58 anos, na sua casa da Carreira de Baixo, o Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro. Sobreviveu-lhe sua mulher, D. Orminda Augusta d'Almeida Durão de Carvalho Cordeiro, com quem casara em 27 de Maio de 1893, na Paroquial Igreja de São João Baptista desta vila.

Era natural da Freguesia da Sé, em Portalegre, onde nasceu a 28 de Outubro de 1861, na Rua de Elvas.

Foram seus pais João Luís dos Santos Cordeiro e Teodora do Carmo e Carvalho. Bacharel, formado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi Director da Escola Distrital de Portalegre, Auditor Administrativo, e Auditor e Reitor do Liceu Central do Distrito de Évora.

Participou activamente na vida local exercendo os cargos de presidente da Câmara, Administrador do Concelho, Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Castelo de Vide, após a vitória de Sidónio Pais, e outros lugares de dirigente de instituições da vila.

De 1909 a 1911 foi o redactor principal de "O Castelovidense", com o pseudónimo de Artur de Melo. O Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro deixou três filhos: Maria Cândida Durão Cordeiro e Alexandre Óscar Durão de Carvalho Cordeiro, ainda solteiros, e Berta Augusta Durão Cordeiro de Moura Ramos, casada com Manuel Godinho de Moura Ramos.


« voltar à página anterior