Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

29/4/1982

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia aprova em sessão realizada neste dia, o seu novo Compromisso. Era então Provedor o Dr. Manuel Pinto Ferreira Canário.


Dos 8 capítulos e 76 artigos, de que se compõe, se transcreve o Artigo 1º:

Capítulo I, Artigo 1º: A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, denominada também Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, ou simplesmente Misericórdia de Castelo de Vide, foi fundada no ano de 1633 e é uma associação de fiéis, constituída na ordem jurídica canónica da Igreja Católica, que tem por fins:
1 - Praticar e promover a solidariedade cristã e exercer organizadamente, de forma esclarecida e eficiente, actividades que visem a satisfação de carências sociais, quer de ordem espiritual, quer de ordem material.
2 - Patrocinar, incentivar ou exercer acções no sentido da promoção e valorização da pessoa humana e do progresso, bem-estar e justiça social nos campos da educação, da cultura, da saúde ou noutros em que a sua intervenção se mostre necessária ou útil.
3 - Praticar ou promover actos de culto, de harmonia com o seu espírito tradicional e em ordem a cumprir no plano religioso os imperativos constantes ou decorrentes do presente compromisso.

Era então Provedor o Dr. Manuel Pinto Ferreira Canário e integravam a Mesa Administrativa Carlos Mateus Barata Laranjo, João Casimiro Penhasco Barrigas, Abílio da Encarnação Coelho Maniés, Manuel Almeida Pires, José Maria Chaves e Luísa da Conceição Branquinho Meira.


« voltar à página anterior