Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

26/4/1911

Começou neste dia a funcionar em Castelo de Vide o novo relógio, de quartos dobrados e horas repetidas, instalado na torre dos Paços do Concelho, em substituição do velho, já em muito mau estado, e provavelmente com mais de 150 anos.


O novo relógio, de quartos dobrados e horas repetidas, de fabrico francês, foi fornecido e instalado pela Relojoaria Soveral, da Rua de São Nicolau, em Lisboa, cujo proprietário Aníbal Augusto Arede Soveral esteve para o efeito em Castelo de Vide.

Tratou-se de uma iniciativa da Comissão Administrativa da Câmara Municipal, composta por José António do Nascimento, Eduardo Marçal Pimentel Fragoso, Manuel Marques da Fonte, João António Gordo e Francisco Borges Tristão.

Não obstante os muitos anos que já tem de existência e os graves danos sofridos em 1963, com o acidente ocorrido por ocasião da visita do Presidente da República a Castelo de Vide, é ainda este relógio que continua a mostrar as horas no alto daquela torre e a batê-las nos sinos municipais, soando em toda a vila os seus "quartos dobrados e horas repetidas".


« voltar à página anterior