Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

14/4/1908

Filho de Manuel Marcos Canário, conceituado professor de Instrução Primária, e de Sofia do Bonsucesso Ferreira, nasce neste dia, na Rua do Marmelo, em Castelo de Vide,  o Dr. Amadeu Ferreira Canário.


Tendo seguido o curso de medicina, licenciou-se pela Faculdade de Medicina de Lisboa, passando a exercer clínica em Castelo de Vide, como médico particular, assim como médico do Hospital da Misericórdia e médico da Casa do Povo.  Era com um elevado sentido de serviço que fazia a sua clínica, a que não faltava generosidade, designadamente quanto às suas remunerações, quando as havia. Conhecia, como poucos, toda a população de Castelo de Vide, que igualmente lhe reconhecia a dedicação, e aqui trabalhou durante trinta e tantos anos.

Tendo exercido anteriormente ao “25 de Abril” o cargo de vereador municipal,  desde 14 de Novembro de 1974 até 3 de Janeiro de 1977 integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal, com António Ventura Porfírio, Amílcar Carvalho de Oliveira, João Neves Campos e Pedro da Conceição Quintans Curvelo.

Casou em 30 de Dezembro de 1935 com Maria Severiana de Carvalho Pinto, filha de Joaquim Alfredo da Costa Pinto e de Maria José Carvalho. Teve dois filhos, o Dr. Manuel Pinto Ferreira Canário e Joaquim Pinto Ferreira Canário, e quatro netos.

Reformando-se em 1978 e tendo vivido os últimos anos da sua vida na Quinta do Arco, faleceu no dia 27 de Outubro de 1995, com 87 anos, em Portalegre, na Freguesia de São Lourenço.


« voltar à página anterior