Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

3/4/1994

Na Procissão da Ressurreição, Domingo de Páscoa, a Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, de Castelo de Vide, inaugurou o seu novo estandarte, depois de previamente ter sido benzido na capela-mor da igreja de Santa Maria da Devesa, matriz da vila.


Na Procissão da Ressurreição, Domingo de Páscoa, a Sociedade Recreativa 1º de Dezembro inaugurou o seu novo estandarte, depois de previamente ter sido benzido pelo Cónego Isidro de Oliveira, na capela-mor da Igreja de Santa Maria da Devesa, matriz da vila. O velho estandarte fora inaugurado em 1 de Maio de 1911, ocasião em que igualmente foram apresentados, pela primeira vez, os Estandartes das Artes e Ofícios ainda existentes. Porém, esta colectividade não tinha distintivo próprio. Foi a direcção que em 1950 presidia aos destinos da Sociedade que pediu ao seu sócio honorário, Dr. Adolfo João Lahmeyer Bugalho, que criasse um emblema para a bandeira. O pedido foi prontamente satisfeito, representando o desenho um cavaleiro trajando à época da Restauração e empunhando uma bandeira com o brasão do Município. O sócio Adolfo Júlio Marmelo, que pertencera à primeira Direcção da Sociedade, pessoa de invulgar habilidade, redesenhou o projecto para a feitura da bandeira. Tudo ficou, no entanto, aguardando que a instituição tivesse disponibilidades para mandar executar o trabalho, o que só neste ano, 44 anos depois, veio a acontecer. Presidia à Direcção desta antiga colectividade o sócio João Casimiro Barrigas, tendo como secretário Mário Beliz Rainho e como tesoureiro Francisco Maniés. Bordou o estandarte, generosamente a um preço simbólico, Maria da Piedade Moura Valente Mendes.   

Fundada em 1 de Dezembro de 1908, esta prestimosa colectividade, que se situa na Rua Miguel Bombarda (antiga Rua do Assento), tem proporcionado, não só aos seus associados, mas duma forma geral ao meio castelovidense, importantes serviços, como o teatro amador e outros.


« voltar à página anterior