Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

21/3/1907

Nasce Adolfo João Lahmeyer Bugalho. Era filho de Francisco José Bugalho, de Castelo de Vide, e de Sofia Sarmento Lahmeyer Bugalho, do Porto. Médico, exerceu sempre em Castelo de Vide, onde também se distinguiu pelos seus dotes artísticos e de cultura.


Na freguesia do Bonfim da cidade do Porto nasce o Dr. Adolfo João Lahmeyer Bugalho. Era filho de Francisco José Bugalho natural da vila de Castelo de Vide e de Sofia Sarmento Lahmeyer Bugalho e irmão do poeta Francisco José Lahmeyer Bugalho e, como ele, radicou-se em Castelo de Vide onde exerceu medicina até se reformar.

Licenciou-se em medicina, na cidade de Lisboa em 1933. Casou em Castelo de Vide com Ana de Lurdes Bugalho Pereira Bugalho. Foi a vários títulos, figura muito marcante em Castelo de Vide, considerando mais sua terra do que a cidade onde nasceu. exerceu em medicina com competência e elevado sentido ético e profissional. Espírito de artista deixou dispersas em "O Castelovidense" e outras publicações, uma importante e curiosa colecção de gravuras em madeira, dedicando-se igualmente à pintura.

Colaborou na imprensa local, no "Diário da Manhã", no "Jornal do Médico" etc., colaboração muito apreciada e em que bastas vezes constituiu mesmo um verdadeiro jornalismo literário.

Ainda no campo das letras, publicou no periódico "Terra Alta" teatro, intitulados "O Pregão", "Sombra de um Brilho", e "Eu e o meu chapéu "Editorial Império, 1961.

 Como médico deixou publicados em 1951 na Revista Médica, os trabalhos de investigação, "Clínica de Higiene e Hidrologia", "Riekettsioses - Casos de Ornitose", "Alguns casos de doença com Reacção de Weill-Felix positiva constatados no concelho de Castelo de Vide".

Além de outras iniciativas, que dinamizou, Castelo de Vide ficou-lhe devendo muito à sua acção impulsionadora do teatro amador.


« voltar à página anterior