Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

19/3/1953

Com 64 anos de idade, faleceu em Castelo de Vide, de onde era natural, na sua casa, na Rua de Santo Amaro, Joaquim Alfredo da Costa Pinto, filho de Joaquim de Sequeira e Costa e de Tomázia Rosa Bugalho, naturais de Castelo de Vide, já falecidos. Era casado com Maria José de Carvalho Pinto e pai de Maria Severiana Carvalho Pinto Canário, casada com o Dr. Amadeu Ferreira Canário; Clélia Rosa de Carvalho Pinto, casada com Júlio Branja de Almeida Bucho; Joaquim Alfredo de Carvalho Pinto, que viria a casar com Maria de Lurdes Neves Massena Pinto; e Luísa da Glória de Carvalho Pinto. Entre as pessoas que no seu tempo caracterizaram a vida local em Castelo de Vide, figurava com a sua presença e participação muito próprias, Joaquim Alfredo de Carvalho Pinto.


Gozando da estima geral, e vivendo interessadamente as coisas da sua terra, praticava com especial talento a fotografia, de que fazia arte e profissão. Ainda hoje se vêem em muitas casas fotografias com a sua assinatura. No entanto, o que nesta matéria nos deixou no seu certamente abundante espólio continua por conhecer e por estudar.

São, muito provavelmente, preciosos documentos iconográficos da primeira metade do século XX em Castelo de Vide.

Era o avô materno de Manuel Pinto Ferreira Canário, Joaquim Pinto Ferreira Canário, Clélia Maria Pinto de Almeida Bucho, Júlio de Almeida Bucho e de Maria Augusta Massena Pinto, nascida já após o seu falecimento.

 


« voltar à página anterior