Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

21/2/1828

Nasce em Lisboa o engenheiro Luís Vítor Le Cocq, primogénito do Comendador João José Le Cocq e de sua mulher Maria Leonor Bachelay Le Cocq. Engenheiro civil e engenheiro militar, foi agraciado com a carta de conselho.

Nasce em Lisboa o ilustre engenheiro Luís Vítor Le Cocq primogénito do Comendador João José Le Cocq e de sua mulher Maria Leonor Bachelay Le Cocq.

Com os cursos de engenheiro civil e engenheiro militar trabalhou em vários empreendimentos de obras públicas sendo nomeado em meados do séc. XIX Director das Obras Públicas do distrito de Portalegre, no qual estudou e concluiu, entre outros trabalhos, a estrada de Portalegre a Castelo de Vide. Posteriormente foi também nomeado Director das Obras Públicas do Porto, onde foi incumbido da construção da alfândega depois de para o efeito ter ido a Inglaterra, Bélgica e França em missão de estudo.

Em 1867 ou 1868 foi transferido para Lisboa como intendente das obras públicas onde realizou obras de vulto.

Desempenhou ainda outros cargos públicos sendo agraciado com a carta de conselho. Luís Victor Le Cocq era avô materno dos Drs. Martinho e João José Le Cocq de Albuquerque Azevedo Coutinho e do Eng.º Luís Le Cocq de Albuquerque Azevedo Coutinho.


« voltar à página anterior