Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

7/10/1933

Nasce em Lisboa Francisco António Flores Bugalho, filho do Dr. Francisco José Lahmayer Bugalho e de Guilhermina Mimoso Flores Lahmayer Bugalho. Recebeu o baptismo na capela da Senhora da Luz, em Castelo de Vide, a 2 de Janeiro de 1934.

Em Lisboa, na Freguesia de Alcântara, nasce Francisco António Flores Bugalho, que viria a revelar a seu valor intelectual no campo das letras, como poeta, assinando com o pseudónimo "Cristovam Pavia".

Tímido e introvertido por natureza, mas dotado desde novo de notável apetência para as coisas do espírito, era filho do Dr. Francisco José Lahmeyer Bugalho e de Guilhermina Mimoso Flores Bugalho, neto paterno de Francisco José Bugalho e de Sofia Lahmeyer Bugalho, e materno do Prof. Dr. António Pereira Flores e de Cecília Baptista Mimoso Flores.

Recebeu o sacramento do baptismo na Igreja da Senhora da Luz, junto à quinta dos seus avós maternos, em Castelo de Vide, a 2 de Janeiro seguinte, ministrado pelo Padre Severino Dinis Porto, sendo seus padrinhos o avô materno e Maria Vicência Bugalho Mouta.

Licenciou-se em filologia Germânica na Faculdade de Letras de Lisboa em 1955. Cristovam Pavia publicou "Trinta e Cinco Poemas", o único livro de poemas em sua vida, e postumamente, por iniciativa da família e de amigos, o volume "Poesia". Seria curta a sua vida, pois apenas contava 35 anos, quando faleceu a 13 de Outubro de 1968.


« voltar à página anterior