Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

4/10/1938

Morre nesta vila, Manuel Rolo da Gama Lobo Salema, de Castelo de Vide, filho de Diogo da Gama Lobo Salema e de Cesaltina Mimoso Rolo Salema. Era casado com Adelaide da Assunção Cassola Raposo, filha de António Vicente Raposo Repenicado.

Morre nesta vila, na sua casa, na Rua de Santo Amaro, Manuel Rolo da Gama Lobo Salema, natural de Castelo de Vide, filho de Diogo da Gama Lobo Salema e de sua mulher Cesaltina Mimoso Rolo Salema. Era casado com Adelaide da Assunção Cassola Raposo, filha de António Vicente Raposo Repenicado e Maria Ester da Conceição, deixando dois filhos menores, Maria da Conceição e António Xavier.

Ocupava os cargos de Presidente da Câmara de Castelo de Vide e de Provedor da Santa Casa da Misericórdia. Foi ainda representante da Junta Provincial do Alto Alentejo, colaborando na imprensa local nomeadamente em "O Castelovidense". Com apenas 34 anos de idade Manuel Salema foi sepultado no dia seguinte.

O seu funeral foi uma grande manifestação de pesar, dada a muita estima de que gozava na sua terra. O cortejo fúnebre iniciou-se às 5 horas da tarde, partindo de sua casa incorporando-se nele representantes das autoridades e instituições do Concelho, bem como familiares amigos e muito povo. No cemitério a urna foi fechada por Mateus Moacho Gomes da Silva. O funeral foi dirigido pelo Dr. Gonçalo Bandeira Pessanha, Dr. Adolfo Bugalho e Manuel Marques Correia.


« voltar à página anterior