Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

3/10/1588

Neste dia ou no dia 4 (desconhece-se a data exacta), nasce em Castelo de Vide Francisco Morato Roma, o célebre médico da ducal Casa de Bragança e de D. João IV.

Neste dia ou no dia 4 (desconhece-se a data exacta), nasce em Castelo de Vide Francisco Morato Roma, o célebre médico da ducal Casa de Bragança e do Senhor D. João IV. Segundo um documento referido pelo Dr. P.M. Laranjo Coelho, Francisco Morato Roma era filho de "João Morato, mercador, que vivia de sua fazenda, e de Maria Calado; neto paterno de Pedro Afonso Neves e de Inês Álvares; neto materno de Gonçalo Fernandes e de Filipa Mendes Roma, todos naturais e moradores em Castelo de Vide, pessoas nobres da vila, de boa vida e costumes".

Morato Roma formou-se em Filosofia na Universidade de Évora e posteriormente em Medicina na Universidade de Coimbra. Veio em seguida para Castelo de Vide exercer medicina, onde adquiriu, bem como em outras localidades do Alto Alentejo, grande reputação. Esta reputação chamou a atenção do Duque de Bragança D. Teodósio, que em 1619 o nomeou médico de sua casa no paço ducal de Vila Viçosa. Seu filho, o futuro rei D. João IV, confirma-o no cargo, e quando aclamado rei em Dezembro de 1640 leva-o para a corte como médico da Real Câmara.

Casou em primeiras núpcias com Isabel Gomes, filha de Bartolomeu Dias e de Inês Dias, todos naturais e moradores em Alpalhão. Casou de novo por volta de 1634 com Maria de Andrade do Vale, filha de Marcos de Andrade e de Ana Fernandes, todos naturais e moradores em Guimarães. A 22 de Junho de 1669, casa em terceiras núpcias com Leonor Delicado, natural de Alpalhão e viúva do Dr. António Mousinho Galeano. O Dr. Francisco Morato Roma faleceu com 82 anos de idade no dia 11 de Janeiro de 1670.


« voltar à página anterior