Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

8/9/1896

Realizou-se a tradicional romaria a N.ª S.ª dos Prazeres. Foi festeiro neste ano João Repenicado que desde a véspera tinha exposta numa das janelas da sua casa a respectiva bandeira. Viam-se colchas em muitas das janelas do Largo da Fonte da Vila.

Mais uma vez nesta data se realizou a tradicional romaria a Nª Sª dos Prazeres. Foi festeiro neste ano o Senhor João Repenicado que desde a véspera tinha exposta numa das janelas da sua casa a respectiva bandeira. Viam-se colchas em muitas das janelas das casas do Largo da Fonte da Vila que há noite se iluminaram tocando ali a filarmónica popular desde as 8 até às 11 horas da noite executando várias peças do seu reportório terminando com a bonita valsa "O Beijinho". A festa, porém, continuou com a tradicional desgarrada cantada por trabalhadores da lavoura em que um improvisava versos respondendo o coro com quadras que começam sempre: "Ó Virgem Mãe, dos Prazeres".
 
De manhã, às 10 horas, partiu a romaria, levando a bandeira o senhor Manuel Repenicado.É antiquíssima esta tradição e esta devoção dos lavradores de Castelo de Vide a Nª Sª dos Prazeres na sua capela perto de Ponte de Sor.
 
Conta a lenda que um pastor da nossa vila achou, numa azinheira daquele local, uma resplandecente imagem de Nª Sª, trazendo-a devotamente no seu surrão e colocando-a num dos altares da nossa vila donde a imagem desapareceu no dia seguinte.

Voltou o pobre pastor ao local da aparição e viu de novo a imagem. Voltou a trazê-la e de novo desapareceu. Milagre! bradou então. E foi, que a imagem voltara para onde aparecera ao humilde pastor, no tronco duma azinheira.


« voltar à página anterior