Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

18/7/1905

Com 74 anos, faleceu em Castelo de Vide, donde era natural, o Padre Serafim Pedro de Carvalho e Sequeira, ordenado no Seminário de Portalegre. Foi pároco da Freguesia de Santiago Maior, desta Vila, e dirigente de várias instituições da sua terra.


Faleceu em Castelo de Vide, donde era natural, o Padre Serafim Pedro de Carvalho e Sequeira, filho de João Pedro de Carvalho, alferes de ordenanças, e de Maria José de Alegria Sequeira, ambos também de Castelo de Vide. Foi uma das figuras que na segunda metade do século passado participou e exerceu alguma influência na vida local.

Nasceu em 11 de Fevereiro de 1831, na Freguesia de Santa Maria da Devesa. Entrou para o Seminário de Portalegre, sendo ordenado padre ainda bastante novo, ocupando logo o cargo de capelão duma família nobre daquela cidade. Por algum tempo, e porque era preciso ganhar a vida, trabalhou ainda no escritório de um advogado, também em Portalegre.

Regressando à terra natal, ocupou os cargos de Provedor da Misericórdia, Presidente da Direcção do Asilo do Espírito Santo, etc. Nesta última instituição presidiu à primeira direcção, a que pôs de pé aquela casa, e a outras que a foram gerindo em vários mandatos. Integravam também aquela primeira direcção: Álvaro Augusto de Paiva Godinho e Francisco Pereira de Almeida, e como suplentes Joaquim Pinto de Sequeira Costa, Eduardo de Almeida Freixedas e Pedro Manuel Durão.

Concorreu a pároco da Freguesia de São Tiago Maior, de Castelo de Vide, cargo que exerceu durante vários anos.


« voltar à página anterior