Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

3/3/1896

O Eng.º Fernando Perez Durão, filho de Pedro Alexandre Durão e de Adelaide Perez Durão nasceu nesta data em Lisboa, onde faleceu a 3 de Março de 1973. Foi autor de uma vasta colecção de efemérides da vida local, importante base para esta rubrica.


O engenheiro Fernando Perez Durão, filho de Pedro Alexandre Durão e de Adelaide Perez Durão nasceu em Lisboa, na Rua de Sant'Ana à Lapa, nº 57, no dia 3 de Março de 1896. O seu avô paterno era natural de Castelo de Vide onde Fernando Durão tinha e tem vários parentes, descendentes como ele, de seus bisavós Pedro Manuel Durão e Vivina Rosa. Foi, assim, sempre grande a sua ligação a Castelo de vide onde vinha, frequentemente, com a demora que a sua vida, quer de estudante quer depois de professor, lhe permitia. Duas razões justificam plenamente as presentes referências à sua pessoa: em primeiro lugar a significativa colaboração que prestou a um órgão da imprensa local "O Castelovidense". Por morte do director deste periódico, o Eng.º Alexandre Óscar Durão de Carvalho Cordeiro, em 1949, sucedeu-lhe seu filho, o oficial da marinha mercante João Luís Salema de Carvalho Cordeiro, sendo então Fernando Durão encarregado da direcção do Jornal, encargo de que se desempenhou cabalmente até cessar a publicação.

Em segundo lugar, e principalmente, pela autoria de uma vasta colecção de efemérides da vida local que num paciente trabalho de anos foi elaborado, colecção que nos tem vindo a servir de base para esta rubrica e que temos procurado  acrescentar, actualizar e completar.

Fernando Durão escrevia com uma fluência, elegância e correcção invulgares, cujos textos, ainda hoje, dá gosto reler, alguns dos quais assinados com o pseudónimo "El Mar". Engenheiro Químico, trabalhou algum tempo no Instituto Pasteur de Lisboa, mas a sua vida profissional foi praticamente toda dedicada ao ensino, onde foram bem patentes e reconhecidos os seus elevados dotes de pedagogo. Foi professor em Nisa e, nos últimos anos, em Lisboa. Era um excelente conversador fossem quais fossem os interlocutores, ou o meio onde o seu convívio era sempre apreciado, particularmente, entre a gente nova.

Fernando Perez Durão não casou e já reformado, veio a falecer com precisamente 77 anos, que no dia 3 de Março de 1973 completava, na Rua das Janelas Verdes, nº 13 - 3º D.tº, onde viveu os últimos anos da sua vida.


« voltar à página anterior