Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

1/3/1896

Em Coimbra, de onde era natural, faleceu o ilustre jurista António Maria do Couto Monteiro. Advogado e magistrado distintíssimo, foi Juiz em Torres Vedras e mais tarde ajudante do Procurador-geral da Coroa junto do Ministério do Reino.


Sócio da Academia Real das Ciências e do Instituto de Coimbra, o Dr. Couto Monteiro relacionou-se com Castelo de Vide a propósito da demanda que os herdeiros do fundador do Asilo de Cegos de Nossa Sr.ª da Esperança levaram aos tribunais, contestando o testamento que deu origem àquela Instituição. Sobre este assunto publicou um volume, que teve duas edições, intitulado, “O Asilo de Nossa Sr.ª da Esperança de Castelo de Vide para Cegos de ambos os sexos” – “Breve exame dos fundamentos da acção pendente contra este importante estabelecimento e da sua natural situação jurídica e administrativa”.

Desta importante questão foi patrono desinteressado, a qual veio a ter desfecho favorável para a nova instituição. O Dr. Couto Monteiro deixou muitos outros trabalhos publicados, de natureza jurídica, de sátira política, etc.


« voltar à página anterior