Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

6/2/1912

É desta data o alvará que aprova os estatutos para o Asilo de Cegos de Nossa Senhora da Esperança. Por estes estatutos, que nunca foram aceites, a instituição passaria a denominar-se de Sequeira Sameiro, nome do seu instituidor.


Era Governador Civil do Distrito de Portalegre José de Andrade Sequeira, 1º tenente médico da Armada.

A comissão encarregada de elaborar os estatutos era presidida pelo Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro, que fez acompanhar o projecto de uma declaração acerca do melindre de modificar os primitivos estatutos, fazendo-o constrangido pelas recentes leis, e em que se desrespeitava o pensamento e a vontade do instituidor, expressos em 5 de Março de 1865. Completavam essa Comissão Administrativa João de Alegria Vidal, secretário, e António das Dores Bucho, vogal.

Eram as consequências da recente mudança do regime, que obrigava a alterar os estatutos dos institutos religiosos e dos estabelecimentos pios. A carta do Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro, que acompanhava o projecto dos citados estatutos, e que vem reproduzida na brochura em que foram publicados, é um importante documento, encerrando considerações ainda hoje plenas de actualidade.

Mas tais estatutos, porém, não viriam a vigorar. Certamente o prestígio de que a Instituição já gozava e a resistência oferecida levaram a que por várias décadas continuasse ainda a reger-se pelos primitivos.


« voltar à página anterior