Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

3/2/1849

Nasce em Castelo de Vide, numa casa da Carreira de Cima, Alfredo Carlos Le Cocq, o filho varão mais novo de João José Le Cocq e de Maria Leonor Bachelay.


É extensa e importante a biografia de Alfredo Carlos Le Cocq, tanto profissionalmente, como na vida oficial. Formou-se em Agronomia em 1872, a que se seguiu uma brilhante carreira profissional, principalmente no domínio da viticultura.

Nomeado Chefe da primeira Repartição da Direcção Geral da Agricultura, em 28 de Julho de 1886, passou em 1900 a Director Geral da Agricultura, cargo que ocupou durante cerca de dez anos, então já com a Carta de Conselho.

Sócio do Instituto de Coimbra e Sócio Honorário da Royal Agricultural Society of England, de Londres, foi-lhe concedido em 1907 o título de Grande Oficial da Ordem da Coroa de Itália.

Fundou diversos jornais e revistas: "A Agricultura do Norte", (transformada depois em "Agricultor Português"), "Vinha Portuguesa", “Portugal Agrícola", "Arquivo Rural", etc.

Reformou-se da sua intensa actividade aos 61 anos, em 1910, após o que se fixou em Castelo de Vide, ocupando-se da sua lavoura.

Casou com Maria Bebiana de Sousa Belford, irmã de Joaquim Gomes de Sousa Belford, seu amigo. O Conselheiro Le Cocq teve três filhos, Maria Leonor Le Cocq, casada com o Conde de Almarjão, Fernanda Le Cocq, casada com o Dr. Abecassis, Alfredo Vítor Le Cocq, casado com Maria Adelaide Osório Le Cocq (Almeidinha).

Com a idade de 72 anos, o Conselheiro Alfredo Le Cocq faleceu em Lisboa a 18 de Setembro de 1921, sendo sepultado no cemitério de Castelo de Vide, e legando por testamento à Misericórdia desta vila avultados bens e a sua casa do Largo João José Le Cocq, com o fim de ser criado um albergue para inválidas do trabalho agrícola, bens de que ficou usufrutuária a sua viúva, Maria Bebiana de Sousa Belford Le Cocq.


« voltar à página anterior