Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

29/1/1896

Na sua casa em Alpalhão morre neste dia, uma quarta-feira, José Xavier Abelho. Filho de Francisco Xavier Abelho e de Maria do Carmo Melchiades Alves, era irmão de Miguel e de António Xavier Abelho, cunhados do Dr. José Frederico Laranjo.


Sendo os seus ascendentes de Castelo de Vide e Alpalhão, em ambas as vilas viveu até se fixar definitivamente nesta última.

Estudou em Coimbra, não podendo no entanto prosseguir estudos superiores porque para isso não chegaram os recursos de seus pais.

Passou a leccionar em Castelo de Vide a instrução primária, português, francês, literatura e latim, onde foi professor entre outros de António Carlos Farinha Pereira, seu irmão António Luciano, Dr. João Augusto de Carvalho, António Joaquim Vidal, e José Frederico Laranjo.

Só depois da morte de seus pais é que passou a viver em Alpalhão onde por herança lhe couberam alguns escassos bens. Aí como em Castelo de Vide granjeou grande prestígio, não só como professor mas também pelo seu carácter.

O seu funeral foi uma importante e comovente manifestação de pesar tendo sido proferido junto à sepultura vários discursos.


« voltar à página anterior