Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

14/7/1769

A Confraria do Santíssimo Sacramento dá de foro "Factuesim", para sempre,a Manuel Martins Raposo e a sua mulher Maria Rodrigues, de Castelo de Vide, a fazenda de Santo António da Ribeira, por quinze mil réis, vencidos no dia 30 de Dezembro de cada ano.


A Confraria do Santíssimo Sacramento, erecta na Igreja de Santa Maria da Devesa desta vila, dá de foro "Factuesim" para sempre a Manuel Martins Raposo e a sua mulher Maria Rodrigues, ambos de Castelo de Vide, como consta das notas do tabelião Francisco Bernardo Aldonso, pela quantia de quinze mil réis, vencidos no dia 30 de Dezembro de cada ano, a fazenda, com as casas de habitação, nos coutos da Vila, fazenda chamada de Santo António da Ribeira, em que está a ermida do mesmo Santo.

Esta fazenda fora doada àquela confraria pelos fundadores da Capela de Santo António da Ribeira, extra-muros da vila, Sebastião Gonçalves Ramilo e sua mulher Ana Vaz Barba, e para sustentação da mesma. Confrontava a fazenda com caminho público do concelho, com a Ribeira, com o chão dos frades de São Francisco e um chão do Desembargador Diogo Inácio de Pina Manique. Passou depois o foro a vários possuidores até que foi vendido por ordem do governo.


« voltar à página anterior