Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

19/12/1879

Morre o ilustre Comendador João José Le Cocq, fundador da magnífica granja do Prado e que muito influiu na vida agrícola local. Filho primogénito de Luís José Le Cocq e de Maria Vitória do Carmo, nasceu em Portugal, mas manteve até ao fim da sua vida a nacionalidade francesa.


Grande homem de ciência, em diversas áreas do saber, desempenhou vários cargos públicos de destaque sendo frequentemente chamado pelo Governo para vários trabalhos e pareceres.

Em 1824, foi feito cavaleiro da Ordem de Cristo e em 1865 D. Pedro V, que estivera na Quinta do Prado, concedeu-lhe o colar da Comenda de Cristo.

João José Le Cocq foi casado com Maria Leonor Bachelay de quem houve 6 filhos: Luís Vítor Le Cocq, Augusto (que faleceu com 3 anos de idade), Eduardo Augusto Le Cocq; Leonor (que faleceu com onze anos), Augusto César Le Cocq e Alfredo Carlos Le Cocq. Em 1837 estabelece-se João José Le Cocq nesta região adquirindo o Prado, a Coutada do Alcogulo e a Coutada de Nisa e fixando residência em Castelo de Vide mas, mantendo simultaneamente a sua residência em Lisboa. Foi então que deu início à magnífica e inovadora exploração agrícola na Quinta do Prado.


« voltar à página anterior