Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

1/12/1908

É fundada nesta data em Castelo de Vide por um grupo de artífices, a Sociedade Recreativa 1º de Dezembro.


Foi o acto da inauguração presidido pelo carpinteiro João Henrique Soares, que pronunciou um discurso alusivo ao acto, após o que a assistência aprovou uma lista que lhe foi proposta, com os nomes da 1ª Direcção: - Presidente, José António da Assunção; - Secretário, Aurélio da Assunção; - Tesoureiro, Filipe de Carvalho Branquinho; - Vogais, Adolfo Júlio Marmelo, Caetano Soares, João Alexandre de Azevedo, Júlio José Rabaça e Júlio Felizardo Alegria. Várias acções culturais promoveram esta colectividade logo nos primeiros anos da sua fundação, destacando-se conferências dos castelovidenses Miguel dos Santos Soares e António Vicente Raposo Repenicado, exposições artísticas, representações teatrais pelo Grupo 5 de Outubro, concertos pela Tuna da Sociedade, com a colaboração quase exclusiva dos associados.

Mais tarde, ou seja em 1952, formou-se um novo grupo cénico na Sociedade, que sob a orientação do médico e artista Dr. Adolfo Bugalho representou durante cerca de vinte anos vários autos vicentinos e peças dos melhores autores portugueses como D. João da Câmara, Almeida Garrett, Miguel Torga, Raul Brandão, etc. Tem hoje sede própria na Rua Miguel Bombarda, adquirida e remodelada no ano de 1940.

A sua primitiva sede foi na Rua do Ouro, nº 28, hoje denominada Rua Cândido dos Reis. Também mais tarde teve a sua sede na Rua dos Escudeiros, hoje Rua 5 de Outubro, ou seja na casa de esquina pertencente à família Mimoso Flores.


« voltar à página anterior