Início | Bibliografia
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra

Título: Desenhos e plantas de todas as praças do Reyno de Portugal Pello Tenente General Nicolao de Langres Francez que serviu na guerra da Acclamação
Autor: LANGRES, Nicolau de
Local de Edição: s.l.
Editora: [manuscrito]
Data de edição: c. 1661
Notas: Obra manuscrita constituída por 57 desenhos e plantas, que alternam com texto, que na maior parte dos casos descreve a imagem a que se refere; terão sido executados originalmente avulsos e posteriormente encadernados. Encontra-se digitalizado na Biblioteca Nacional Digital.
Nas folhas 4v e 5 há um projecto de fortificação para a Praça de Castelo de Vide onde, curiosamente, é representado o Convento de São Francisco e a desaparecida Igreja do Espírito Santo, fora de muralhas. A folhas 30 há uma planta de Castelo de Vide onde estão marcadas as diversas igrejas da vila e que constitui o projecto efectivamente implementado na altura, com ligeiras modificações (ver Gastão de Mello MATTOS - Nicolau de Langres e a sua obra em Portugal, 1941, onde se reproduz as mesmas estampas e textos e onde é feita uma transcrição do texto relativo a Castelo de Vide. Ver também Domingos BUCHO - Fortificações de Castelo de Vide - História, Arquitectura e Restauro, 2004, onde se apresenta uma tradução do texto original - folha 4v - em francês).
Categorias: Bibliografia sobre Castelo de Vide



« voltar à página anterior
Imagem